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Comunicação é algo estratégico para as empresas

A importância da comunicação para o seu negócio

Por Isabella Santana

Transforme sua empresa com a comunicação 

Você é realmente compreendido? Essa é uma pergunta que todos deveriam fazer. Na maioria das vezes a resposta é não. Ser lido ou recebido não significa que o receptor captou a mensagem. Tudo isso por um detalhe: o ruído. Este é o responsável por atrapalhar a mensagem, ou seja, fazendo com que ela fique distorcida e que um “sim” fora de contexto possa destruir objetivos. Neste artigo, iremos discutir a necessidade da comunicação assertiva para transformar a sua realidade e de sua empresa. 

Comunicação é algo estratégico para as empresas
Comunicação é algo estratégico para as empresas

 

A importância da comunicação

No contexto do trabalho, a comunicação é a base de todas as atividades. As pessoas sempre estiveram em busca e maneiras de relacionar que fossem eficientes, e hoje não é diferente. Temos diversas formas de estabelecer relações pessoais e profissionais a fim de gerar compreensão e engajamento.

Isso pode parecer obvio, mas segundo uma pesquisa realizada pelo Project Management Institut Brasil (PMI), 76% de 300 grandes empresas, definem a comunicação no ambiente de trabalho como o principal motivo de fracasso de diversas atividades propostas.

Tratando de métricas para uma gestão, a comunicação é responsável por aprimorar a rotina de trabalho. Torna-se uma ferramenta crucial em todas as suas faces, é através dela que iremos poder desenvolver uma boa avaliação de desempenho. 

 

Boas práticas de comunicação

 

  • Várias pessoas, várias linguagens

O primeiro passo para melhorar sua comunicação é ter uma estratégia. É necessário determinar processos e métodos para se comunicar com os diferentes profissionais, em cada área e nível na hierarquia. Ou seja, uma linguagem adaptativa!

O conteúdo e formas de linguagem precisam ser adequados para os receptores das mensagens — ou seja, um e-mail enviado para o setor jurídico nem sempre será compreendido ou interessante pela equipe de marketing, e vice-versa.

 

  • Objetividade é a chave

Muitas vezes no trabalho temos medo de ir direto ao ponto e isso acaba criando ruídos na mensagem. Um “não” acaba se tornando uma justificativa enorme e atrapalha o entendimento. 

Seja direto! Transmita suas ideias de forma clara. A objetividade nunca é confundida com grosseria no meio de trabalho. Uma comunicação de forma simples transforma dúvidas em soluções. 

 

  • Elimine os exageros

Assim como tudo na vida, a comunicação não suporta exageros. Excessos de figuras de linguagem, gírias e intimidade podem atrapalhar você a ser compreendido. 

Como abordamos acima, dependendo da pessoa, a coloquialidade é suportada, mas falando de trabalho, tente adotar a formalidade. Diversas pessoas têm dificuldades em diferenciar relação pessoal e profissional, o que pode obstruir uma demanda, ou até mesmo gerar encargos maiores.

O excesso de formalidade também deve ser observado, principalmente quando lidamos com o gerúndio. “Eu vou estar ligando”, já imaginou viver em um telemarketing? Pois é, esse tipo de abordagem não ajuda e pode até desmotivar um cliente.

 

  • Canais e Ferramentas

Outra forma de aprimoramento é investir em ferramentas, como o mural digital, mas isso pode exigir uma intranet, o que seria o melhor dos meios, caminhando para uma formalização da comunicação. Independente da ferramenta adotada o que precisa existir entre o gestor e o colaborador é um canal de diálogo, ou seja, a troca de informações. 

É importante criar um ou mais canais de diálogo, para que todos possam informar sobre questões importantes, comunicar mudanças e dar sua opinião sobre elas. 

 

  • Métricas hoje e sempre

Tão importante quanto criar uma estratégia é avaliar e medi-la. As práticas aqui são exemplos, mas não precisam ser padrões, sua empresa pode ter uma forma de comunicação própria, mas ela é assertiva?

Para isso, use métricas de acompanhamento — como taxa de conversão por e-mail, números de respostas, números de interação e o principal: nunca deixe de perguntar: “estamos entendidos?” 

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