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O que é endomarketing e sua importância

O que é Endomarketing

Em primeiro lugar, o crescer e o expandir do negócio da empresa dependem do evoluir dos colaboradores. Assim, quando a equipe gosta de estar em um lugar em que se sente bem e que permite que ela faça sua função, ela produz mais. Além disso, a equipe valoriza a empresa e entrega o melhor resultado. Isso faz com que ela e a organização cresçam juntos. Enfim, é nessa hora que entra o endomarketing e a sua importância.  

Tendo isso em vista, o endomarketing se trata de um meio estratégico de gestão de pessoas. Desse modo, busca construir um novo contexto em que valoriza e compromete os funcionários. Hoje, é um dos processos mais hábeis para reduzir a saída dos profissionais. Além disso, a captar os profissionais mais aptos no mercado para sua empresa.  

Importância do endomarketing
Importância do endomarketing

 

Endomarketing e sua importância alinhada a Cultura Organizacional 

Crescimento organizacional a partir do endomarketing
Crescimento organizacional a partir do endomarketing

Vale lembrar que não é só dar presente aos colaboradores em datas especiais. Como exemplo, festas de aniversário e organizar Happy Hour. Seu objetivo é ampliar a atração e retenção dos colaboradores. Além disso, alinhar e engajar esses profissionais com os objetivos estratégicos da empresa.  Assim, a essência do endomarketing é a atração. É mudar as informações estratégicas da empresa em algo que os trabalhadores queiram consumir.

Informações que melhoram a Cultura Organizacional moldam o comportamento, geram engajamento e fornecem uma visão integral do negócio. Ou seja, é todo saber que precisa ser entendido pelo colaborador para fazê-lo sentir orgulho e usar a camisa da empresa. Essas informações, além de atrair, precisam ter acesso fácil aos colaboradores. Dessa forma, devem estar à vista de todos sempre e não escusas. Isso significa que não deve estar em uma pasta qualquer nos computadores da empresa, a espera para ser achada ou em um e-mail, a espera para ser aberto.

Toda empresa tem um plano estratégico que guia os esforços de todos os seus funcionários. As empresas que voltam os esforços de seus colaboradores alinhados ao que foi planejado são as que tem bons resultados. Ainda possuem um alto nível de engajamento e aumenta a execução do plano.

Quais os objetivos do endomarketing 

Um dos principais objetivos é alinhar os colaboradores com os objetivos e metas da empresa. Um bom planejamento estratégico precisa ter divulgação e vivência no dia a dia da empresa. Caso contrário, de nada serve.

A Cultura Organizacional é a essência da empresa. Ela se dá pela forma como ela faz seus negócios, trata seus clientes e funcionários. Dessa forma, é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de valores, normas e atitudes dividida pelos membros da organização. Ou seja, são os princípios que exprimem a identidade da empresa. A cultura deve ser comunicada sempre para todos os funcionários, livre do cargo ou função realizada. Isso é um grande desafio para qualquer empresa e, de novo, o marketing interno deve ser o meio vital para obter esse objetivo.

Os objetivos, valores e ações a serem tomadas de forma estratégica por uma empresa, são alinhados por meio da troca de informações. No local de trabalho tudo gira em torno de uma boa comunicação. Assim, quando ela está cheia de ideias estratégicas a respeito do negócio, cultura, pessoas, objetivos, estratégias e resultados, a livre ação dos colaboradores aumenta. E, também, essas ideias servem como guia para melhorar a conduta em suas atividades. Essa confiança dada ao colaborador estimula o sentimento de fazer parte e, também facilita o avanço de uma cultura de inovação na empresa. 

Quando a empresa tem uma comunicação eficaz e público, não há espaço para fofocas ou ruídos nos corredores. Da mesma forma, quando há respeito e uma boa relação entre os colaboradores e estão com foco em atingir os mesmos objetivos. Com isso, não há espaço para brigas, stress e outras perdas de tempo em vão. Esses fatores, juntos à uma cultura de reconhecer o profissional, sempre vão resultar em um clima organizacional saudável e que estimula.

O endomarketing atua de acordo com 05 pilares:

  1. Práticas motivacionais:  voltadas à satisfação e à qualidade de vida dos colaboradores;
  2. Atos de integração: fazer o colaborador se sentir parte de algo importante;
  3. Ações de informação: informa ao colaborador o que acorre na empresa;
  4. Execuções estratégicas: apoia o cumprimento de metas da organização;
  5. Apoio à gestão: apoia a criação de processos e alinhamento.

Assim, percebemos a importância do endomarketing. Desse modo, quando usado da forma certa, aumenta a boa imagem da empresa por meio do funcionário. O próprio colaborador se torna um comprador e divulgador da marca. 

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