Comportamento

O que é entrevista por competências?

Saiba o que é entrevista por competências e quais as exigidas pelo mercado

Em primeiro lugar, no atual contexto das organizações deve se aprimorar os aspectos comportamentais. Por isso, é preciso ter conhecimento de si para achar seu diferencial comportamental. Para isso, entenda o que é entrevista por competências a partir dos tópicos a baixo. 

Entrevista por competências e competências comportamentais

É preciso saber o que são competências comportamentais. São as atitudes e ações que são aptas com as funções que vão ser feitas na empresa.  Se tem como exemplo a flexibilidade, a empatia, o espírito de equipe, a proatividade, a liderança, a criatividade o relacionamento interpessoal entre outros. As competências são sujeitas do aprender e se desenvolver. Por isso, antes da entrevista se deve estudar quais são as exigidas pela empresa e pelo cargo oferecido. Assim, é possível ter um acordo entre ambas as partes.

Ao se preparar, o candidato, também evita participar de um processo de  uma vaga que não se encaixa com seu perfil. Contudo, isso não quer dizer que o candidato não é competente. Mas sim que as suas competências não estão aptas para aquele cargo, naquela empresa. Em contrapartida, elas podem se alinhar com o mesmo cargo em outro local. 

O tripé dos saberes se dá pelo termo CHA. A primeira letra se refere aos conhecimentos técnicos próprios, escolaridade, cursos entre outros. A segunda, habilidades, ou seja, experiência prática e domínio dos saberes técnicos. Por fim, a última está unida a atitudes compatíveis para se atingir a eficácia em relação aos conhecimentos e habilidades obtidos ou a ser adquiridos.

Assim, a entrevista por competência é o uso das aptidões como principal forma de extrair o melhor do candidato. Com o uso do método CAR. Ele liga o contexto, a ação e o resultado. Assim, é possível elaborar questões de acordo com cada competência comportamental.

Exemplo de perguntas que podem ser feitas em entrevistas por competências

Entrevista por competências comportamentais

 

Negociação: conte sobre uma situação que você teve que convencer um cliente a mudar de ideia e deu certo;

Flexibilidade: fale sobre um projeto feito por você e que não foi bem aceito pela a equipe.

Como identificar as competências em entrevistas

A missão, a visão, os valores, as estratégias e políticas de qualidade, são os indicadores que são usados para definir as competências organizacionais. Dessa forma, se torna mais prático saber se o perfil da empresa se alinha ou não com o perfil do candidato. O padrão CAR é um método usado para saber as aptidões comportamentais dos entrevistados. Seu objetivo se dá por meio de perguntas. Caso falte um dos critérios envolvidos na estratégia, se deve perguntar mais uma vez sobre o que faltou. Como por exemplo, “como você resolveu este problema?”

Outro método usado são as dinâmicas de grupo. Elas são feitas com base nas competências exigidas para o cargo e empresa. O fato de ser feita em grupo proporciona às pessoas demonstrarem suas competências naturalmente. Para um bom desempenho, é importante estar preparado e alinhado com suas próprias competências.

Como desenvolver competências

Desenvolvimento de competências

 

As principais formas de desenvolver competências estão ligadas ao ato de estipular uma meta nítida. Além disso, ser disposto, motivado e demandar tempo para o conhecimento de si. Além disso, se pode ter o apoio de profissionais, como coach.

Artigo escrito por Juliana Almeida.

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Equipe TH

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