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Como reter talentos em tempos de crise?

Entender como reter talentos, a cada dia torna-se mais desafiador. As novas gerações fogem do perfil que desejam criar raízes. Elas buscam oportunidades de aprendizado e crescimento profissional, desafios constantes e a tão sonhada realização. Mas, reter estes talentos em época de crise é uma tarefa ainda mais delicada.

Diferente do que se imagina, para manter esses profissionais motivados e seguros, não precisamos necessariamente de grandes investimentos. No atual cenário, as empresas precisam ser criativas, buscando formas alternativas para criar ambientes que propiciem pertencimento, engajamento e longevidade dos colaboradores nas empresas.

Afinal, o que fazer para reter talentos, com baixo custo? Separamos cinco dicas para ajudá-los:

1 – Conheça bem seus colaboradores

Para selecionar as melhores formas de motivar seus colaboradores, será necessário primeiramente conhecê-los. Mapear em quais tarefas eles apresentam maior facilidade e qual a melhor forma de lidar com eles é o primeiro passo. É muito importante ter essa interação com a sua equipe, busque dialogar e conhecer o potencial e as dificuldades de cada um para então elaborar um plano de ação que os auxiliarão a superar os tempos de crises.

2 – Transparência

Seja o mais transparente possível. Mostre para equipe as projeções dentro de um cenário realista, mantendo o otimismo e confiança na obtenção dos resultados.

3 – Estabeleça uma boa comunicação

É importante que o seu colaborador se sinta pertencente, para isso, ele precisará de informações sobre a organização. É necessário informar para o time, as estratégias da empresa, dificuldades e sucessos, para que eles possam acompanhar melhor o seu negócio e participar mais, sugerindo ideias na superação de desafios, isso fortalecerá as relações. Além disso, os envolva, nos processos decisórios, dessa forma, eles sentiram que suas opiniões são aceitas, reconhecidas e valorizadas.
Em um momento de crise, a boa comunicação servirá também para tranquilizar e situar a equipe sobre o cenário atual da empresa, gerando assim, segurança sobre a sua permanência na organização.

4- Feedback Contínuo

O feedback é ferramenta fundamental para orientar o colaborador. É uma forma de reconhecer os resultados e atitudes positivas, gerando maior engajamento e energia, bem como, pontuar os aspectos para serem desenvolvidos para que o colaborador performe melhor.

5- Manter um bom clima organizacional

Um bom clima organizacional é fundamental para o bem-estar na empresa e para reter os talentos. Comemorar as pequenas conquistas, fazer happy hour após a meta batida e também confraternizações em aniversários. Além disso, você pode sentar com a sua equipe, e ouvir deles as sugestões de práticas que podem melhorar o bem-estar na empresa.

E você o que tem feito para a retenção de talentos em tempos de crise?

“É na crise que nascem os inventos, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise se supera a si mesmo sem ter sido superado. ” – Albert Einstein.

Se você quer saber mais sobre as melhores práticas para a gestão agende um horário conosco.

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